sexta-feira, 26 de março de 2010

O Poder da Paciência

1º Capítulo

Como essa virtude antiquada pode melhorar sua vida.

Veja isto:
  • Alguns McDonald's prometem entregar em ate um minuto e meio, ou o lanche é grátis.
  • A duração média da consulta de um médico é de oito minutos.
  • Um remédio vendido sem receita médica é anunciado para mulheres que "não têm tempo para um infecção vaginal".
  • Mesmo falando de assuntos complexos, atualmente os políticos levam apenas 8,2 segundos para responder a uma pergunta.
  • Um popular bufe em Tóquio cobra por minuto -Quanto mais rápido você comer, menos pagará.
  • O presidente da divisão de computadores portáteis da Hitachi motiva seus trabalhadores com o lema "A velocidade é Deus, o tempo é o diabo".
  • Os construtores de prédios altos descobriram um limite para o número de andares -A quantidade de tempo que as pessoas estão dispostas a esperar pelos elevadores. Quinze segundos é o tempo de espera ideal; se ele se prolonga para quarenta, ficamos impacientes.


A grande maioria da pessoas passam hoje a vida correndo de um lado para outro.Estamos em constante movimento e esperamos que tudo e todos que nos cercam também andem mais depressa.Qualquer ritmo mais lento nos deixa exasperados.Sofremos da "doença da pressa".
Sei que a tenho.Não consigo suportar o tempo que o meu computador leva para ligar.Se demora mais de dois minutos,fico absolutamente tensa e me descubro com o maxilar cerrado e o corpo contraído.Sou aquele tipo de pessoa que aperta o botão do elevador mais de uma vez para fazê-lo vir mais depressa.E no micro-ondas uso o botão de um minuto porque é mais rápido do que digitar o tempo.
Esse é o grau da minha doença.Certa vez, fui à loja onde costumava tirar fotocópias.Estava na fila, esperando para pagar.O jovem atrás do balcão procurava ajudar uma velhinha a descobrir como enviar um embrulho para seu neto.Havia uma outra pessoa na minha frente na fila.Meu monólogo interior foi assim: "Como odeio filas! Porque eles não colocam mais ajudantes aqui?" (resmungo.)"Porque,pelo menos, não colocam cartazes com o valor de cada cópia para que eu possa pagar sem precisar esperar?" (Um minuto se passou.Mais resmungos.)"Como eu detesto esperar! Tenho coisas mais importantes para fazer.Não posso ficar parada aqui.Preciso chegar em casa para escrever meu livro sobre a paciência."
Não aguentei mais.Saí intempestiva-mente do meu lugar na fila.
-Quanto é uma cópia?
-Dez centavos - respondeu o jovem, aturdido.
Depois de jogar no balcão uma nota de 1 real para pagar minha compra de quarenta centavos, saí apressada-mente da loja.Só me dei conta do absurdo da situação quando estava dentro do carro indo embora.
Outro nome para a doença da pressa é impaciência , e estou certa de que sou a unica pessoa que a possui.A fúria, a violência de todos os tipos, as explosões de raiva na escola,os gritos com os irmãos...todos esses comportamentos e muitas outras doenças no mundo podem estar relacionados, pelo menos em parte, a falta de paciência.
Recentemente, o estado da Califórnia colocou cartazes nas estradas com os dizeres :"Diminua a velocidade nos trechos em obras." Trata-se de uma campanha para fazer motoristas diminuírem a velocidade de cem para oitenta quilômetros por hora nesse locais, porque muitos operários estão morrendo atropelados.A propaganda informa que, para o motorista, a diferença de tempo entre essas duas velocidades é de apenas dez segundos.Pessoas estão morrendo porque não estamos dispostos a chegar a algum lugar dez segundos mais tarde!
Na verdade, parece que quanto mais depressa tudo anda, mais impacientes ficamos.Isso se torna um problema, porque a vida inevitavelmente nos impõe certo grau de atraso sob a forma de filas, engarrafamento e sistemas de mensagens automatizadas.O problema fica mais grave se pensarmos que os desafios mais complexos -doenças, incapacitação, conflitos de relacionamento, crises na escola, assuntos ligados às funções paterna e materna, para citar mais alguns -exigem que pratiquemos a paciência não apenas para enfrenta-los, mais para adquirirmos mais amor e sabedoria.
Sem paciência, não podemos aprender as lições que a vida nos ensina e não conseguimos amadurecer.Permanecemos naquele estagio de bebês irritadiços, incapazes de adiar as vontades passageiras e de nos dedicarmos à busca do que verdadeiramente desejamos.Se quisermos viver de forma mais completa e intensa, e não fazendo tudo às carreiras , é fundamental praticarmos a paciência -paciência com nós mesmos, com as outras pessoas e com grandes e as pequenas circunstâncias da vida.
Constato que estamos todos ansiosos para colocar mais paciência em nossas vidas,porque, quando conto que estou escrevendo um livro sobre este assunto, as pessoas me repetem enfaticamente: "Preciso disso!" Nunca se precisou tanto de paciência quanto agora.
Mais podemos mudar isso.Mudando de atitude e com um pouco de prática, somos capazes de aprender utilizar o poder da paciência.
Se eu, uma mulher tão jovem, acelerada e perfeccionista, posso faze-lo, você também pode.É preciso motivação (querer), percepção (prestar atenção à nossa estrutura interna) e cultivo (prática).
Podemos fazer isso porque a paciência é uma característica humana capais de ser fortalecida.Nós ja a possuímos, pois a vida nos impõe uma serie de situações que nos abrigam -queiramos ou não - a ser pacientes.O que nos falta é ter consciência do que nos ajuda a ser pacientes, do que provoca a nossa impaciência e do que quer fazer quando nossa paciência esta no limite.
O mais importante é saber que a paciência é algo que você cria.É como um músculo .Todos nos temos músculos, mas algumas pessoas são mais fortes do que outras porque se exercitam mais.O mesmo acontece com a paciência.
Na verdade quanto mais estudo e exercito a paciência.mais a vejo como um fator crucial para termos ou não uma vida satisfatória.A paciência nos da auto-controle, capacidade para parar e usufruir mais plenamente o momento presente,A partir dai, nos tornamos capazes de fazer escolhas sábias.A paciência nos ajuda a ser mais amáveis com os outros, mais confiantes nas circunstâncias de nossas vidas e mais capazes de obter o que queremos.Ela constantemente nos recompensa com os frutos da maturidade e da sabedoria: relacionamentos mais saudáveis, melhor qualidade de trabalho e, sobretudo, maior paz de espírito. Ela consegue esse milagre reunido três qualidades essenciais da mente e do coração:persistência, serenidade e tolerância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário