quarta-feira, 14 de abril de 2010

E falando de Português

Gente esses dias estava fazendo uns trabalhos para meu curso, e notei algo MUITO interessante, e bem peculiar formas de linguagem do nosso dia-a-dia que esta errado e nem sequer notamos!
VEJA ALGUNS EXEMPLOS:

Barbarismo
Exemplos:

Quebrei a garrafa de vrido (vidro)
Fizesse as pazes com tua irmã? (Fizeste)
Os cobertores já estão drobados (dobrados)
Estou com um pobrema (problema)
Assine aqui com sua rúbrica (rubrica)


Solecismo
Exemplos:

Eles é Brasileiro. (Eles são Brasileiros)
Aqueles dia eu fui ao restaurante. (Aqueles dias eu fui ao restaurante)
Vou no banheiro. (Vou ao banheiro)
Eles são neurótico. (Eles são neuróticos)
Haviam seis meses que não via a minha mãe. (Faz seis meses que não vejo a minha mãe)

Ambiguidade
Exemplos

Aquela velha senhora encontrou o garotinho em seu quarto.
O garotinho estava no quarto dele ou da senhora?
Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo.
Quem estava sentado na varanda: o menino ou o mendigo?
José disse a Maria: Paulo foi a sua casa e demorou muito.
É casa de Maria ou de Paulo?


Cacófato
Exemplos

Vou beijar a boca dela
Já está tarde... Vou ir me já
Sim meu amigo, ela tinha
Não vou negar! Eu amo ela
Mulher eu quero amá-la
Mulher hoje vou amar-te


Redundância
Exemplos

Subir pra cima (subir)
Descer pra baixo (descer)
Olhar com os olhos (olhar)
Falar com a boca (falar)
Apalpar com as mãos (apalpar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário